Tendencias atuais sobre o desenvolvimento de confeitarias e panificadoras no Brasil - Guia Definitivo.
Está surgindo uma nova concepção para a panificação e confeitaria brasileira, focada numa amplitude de produtos e serviços que visam atender a toda diversidade de demanda que o consumidor atual apresenta. Com atenção especial ao foodservice, as padarias incluem aspectos como um amplo mix de produtos, que aliam conveniência e frescor, além do cuidado com a apresentação e investimentos em diversos segmentos de serviços no ponto de venda. Exemplo, como os pães, confeitaria, cafeteria, frutas, legumes, chocolataria, buffet de café da manhã, almoço a quilo, happy hour, pizzas, adega, sopas e caldos, lanchonete, restaurante, entre outros. Destacam-se ainda outros elementos que agregam valor aos produtos, como embalagens especiais, iluminação diferenciada e mesmo um formato inovador de layout, máquinas e equipamentos, balcões, congelamento e a estruturação de centrais de produção. O estilo da padaria que hoje temos no país apresenta-se como referência não somente no setor de alimentos, mas também na panificação mundial. O modelo de negócio da padaria brasileira tem sido apresentado em feiras e eventos internacionais a investidores estrangeiros que passaram a conhecer o conceito e a investir nesse mercado, ofertando aos empresários nacionais novas opções de maquinário, utensílios e equipamentos. Nossas empresas de panificação apresentam um modelo que varia muito em relação a outros lugares no mundo que mantém o padrão tradicional de vendas, limitando-se, muitas vezes, à oferta somente de pães. O intuito é disseminar não somente para os empresários estrangeiros, mas principalmente para os interessados no Brasil esse conceito da padaria brasileira, como forma de facilitar o desenvolvimento de seu negócio. Não é raro verificar que há empresários que ainda não conseguem adequar sua empresa de acordo com as exigências e demandas do consumidor moderno que busca na padaria um espaço para compras que vão muito além do até então convencional.
Como Montar uma Padaria:
Conheça e identifique os tipos para montar a sua padaria de sucesso!
Com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia, os negócios vem se modificando para atender melhor os seus clientes e se destacar no mercado, incorporando novos serviços e diversificando a sua linha de produtos.
Após os anos 90, as padarias no Brasil passam por transformações constantes. A partir disto, poderemos identificar vários modelos de padarias:
São as padarias no estilo tradicional, onde toda a produção é feita no local e a venda é feita diretamente para o consumidor final.
O carro chefe geralmente das Padarias Artesanais são os pães e confeitaria.
Existem vários modelos de Padarias Artesanais, alguns deles são:
São padarias pequenas, encontradas em regiões de alto poder aquisitivo e tem foco em vendas de itens sofisticados, como pães e doces finos e produtos importados.
São padarias maiores, localizadas geralmente em regiões centrais das cidades, áreas de grandes circulações com escritórios, lojas, etc. Além dos produtos de panificação e confeitaria, oferecem serviços de fast food, lanchonete, entre outros.
São as padarias de bairros residenciais, e comercializam outros produtos além da panificação e confeitaria, estilo mercearia, que poupa os clientes de irem até ao mercado para comprar outros produtos.
São as padarias onde o foco principal é a venda dos produtos congelados, em larga escala, para indústrias, hospitais, lojas de conveniência, supermercados, etc.
A produção das Padarias Industriais é sempre voltada para grande escalas, porém os clientes também podem consumir no local.
São padarias que se encontram dentro de supermercados, lojas de conveniência onde a sua produção de panificados não é o principal foco. Alguns negócios não fazem a produção no local, compram o produto congelado.
Porém, o valor é bem mais baixo comparado com os demais tipos de padarias, ampliando a concorrência.
É possível fazer vários modelos de padarias diferentes conforme o que você vai oferecer, tudo vai depender do modelo de negócio.
1.2- Tipos de Clientes de Padaria
Antes de abrir em uma padaria, você deve conhecer o público-alvo a ser atingido. É extremamente necessário fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o mercado, juntando informações referentes às características demográficas, poder aquisitivo e ao comportamento em geral do seu futuro consumidor.
Assim, você poderá abrir uma padaria com os produtos e serviços certos para oferecer ao seu cliente. Porém, antes você deve decidir a localização.
1.3- Localização
A localização é um fator muito importante para o sucesso do seu negócio.
As padarias, inclusive, por ter um alto nível de consumo por toda a população brasileira, têm uma concorrência acirrada onde o seu desafio é vender produtos de boa qualidade e oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Ou seja, a localização da padaria define o perfil e as características de consumo dos clientes, os produtos de maior saída e procura, horários de maior e menor fluxo, dentre outros fatores importantes.
Após escolher a localização e fazer o estudo de mercado, é hora de identificar qual tipo se enquadra e quais mix de produtos e serviços vai oferecer ao montar a sua padaria.
A sua estrutura é composta basicamente da área interna para depósito de matéria prima, administração, vestiário, cozinha e produção, copa; e área externa com espaço para exposição dos produtos, atendimento ao cliente, mesas e o caixa. Ou seja, organize toda a disposição de equipamentos, controles e ordem da produção, para poupar tempo.
A estrutura básica de uma pequena padaria é de uma área de 60 à 100m², um espaço que alie praticidade, higiene, espaço e local confortável para seus funcionários e clientes.
O layout deve atender todas as necessidades de demanda e conforto, tanto dos funcionários quanto de seus clientes ao montar a sua padaria.
Os produtos devem estar sempre bem organizados e sua disposição estratégica, os produtos básicos de muita saída na frente e os com valor agregado, como os importados, a serem descobertos pelos clientes, além de ser fundamental a facilidade de acesso às prateleiras das mercadorias e aos frigoríficos.
O ambiente de uma padaria deve ser sempre agradável, como por exemplo, com músicas calmas, decoração delicada, higiene e aconchego, fazem com que os clientes se sintam bem, tornando-os cada vez mais fiéis. Não esquecendo da iluminação e ventilação que devem ser adequadas para o ambiente.
Ao montar a sua padaria, leve em consideração as cores mais comuns, são elas: verde, laranja e as neutras.
As cores mais indicadas para padarias são as que incentivam inconscientemente a fome, e as que trazem a sensação de higiene.
Para montar uma padaria, são necessários alguns utensílios e móveis básicos que vão variar de acordo com de acordo com a estrutura, demanda e produção do estabelecimento.
Mesas e cadeiras para acomodar os clientes;
Balcões (seco e estufa);
Mesa de preparo;
Prateleiras;
Móveis e expositores para o salão.
Fornos (saiba qual é o melhor forno para padaria);
Em geral, quanto maior a variedade de produtos, maior a quantidade de fornos que se deve ter, tanto para atender ao que cada um necessita quanto para conseguir manter as vitrines sempre abastecidas. Como há uma demanda crescente e constante pelo tradicional pão francês, além do pão doce ou pão de leite, a palavra-chave, nesse caso, é produtividade.
Os fornos turbo têm uma turbina que distribui o calor uniformemente em seu interior e comportam mais quantidade de assadeiras sobrepostas. Consequentemente, assam mais produtos e têm a vantagem adicional de ocuparem menos espaço dentro da padaria.
Esses fornos atendem com produtos de menor valor agregado, mas que impactam diretamente no giro de caixa do empreendimento, porque representam um volume muito alto do que entra na padaria, como o pão francês, por exemplo.
Com esses fornos conseguimos suprir essa demanda, que é muito alta e pode até comprometer a produção de outros itens, prejudicando a variedade de produtos nas vitrines. Isso é péssimo aos olhos do consumidor que, muitas vezes, deseja tanto o produto de menor custo, mas de primeira necessidade, quanto outros de maior custo, mas com qualidade premium e diferenciais que o apetecem também.
Os fornos turbo, atualmente, contam com sistema de parada da turbina, que permite que produtos finos de confeitaria, bolos e mesmo os pães especiais possam ser feitos com excelente qualidade.
Como a padaria vem se diversificando com produtos de maior valor agregado, como os pães de fermentação natural e longa fermentação, alta hidratação e perfil europeu, os fornos de lastro são uma necessidade básica, mesmo que se comece com uma única câmara.
Esses itens necessitam de texturas e coloração diferentes entre suas partes superior e inferior, casca mais grossa e acabamento mais próximo do rústico. Além disso, os lastros são perfeitos para a confeitaria fina, pois permitem o controle individualizado da temperatura de sua parte superior e inferior, permitindo maior customização dos produtos.
Os fornos lastro dão características únicas e rústicas aos produtos. Aumentam muito o ticket médio do cliente e a lucratividade e rentabilidade do negócio, porque geram diferencial no acabamento e na qualidade.
Mas nada impede que tanto o lastro quanto o turbo façam produtos uns dos outros. Em geral, nas padarias, quanto mais fornos tiver melhor, porque há momentos em que a loja vende muito rápido e ambos podem entrar em ação simultaneamente.
Já os chamados fornos vitrine são aqueles fornos menores e compactos, ideais para a frente de loja. São utilizados como chamariz de clientes, pois os produtos são assados durante todo o expediente, sempre quentinhos, em quantidades menores e maior variedade, e o aroma que fica na loja ajuda a abrir o apetite, estimulando o aumento do consumo.
Amassadeiras, prepara grandes quantidades de massa;
Cilindros, sovar massa e deixa mais homogênea;
Batedeiras, prepara menores quantidades de massas, recheios, etc;
Modeladoras, modela a massa com acabamento e sem desperdício;
Divisoras de massas, divide e enrola volumetricamente as massas;
Utensílios para confeitaria;
Assadeiras;
Balanças;
Máquina de café;
Freezers.
Além disso, equipamentos para a administração da padaria também devem ser adquiridos, como computador, telefone, impressora, etc.
Neste item, você poderá conferir ideias para montar sua padaria, nomes e sugestões para o seu cardápio.
Crie nomes de qualidade e criativos com esses 7 passos a seguir:
O cardápio/menu deve ser muito bem pensado e elaborado de acordo com o que seu público precisa, é o cartão de visita da sua padaria. Além de que, pode ser o diferencial do seu estabelecimento.
Como vimos nos itens anteriores, tudo deve ser planejado, e com o cardápio não iria ser diferente, não é mesmo?! A padaria vai girar em torno do seu menu, e não se esqueça, é sempre bom ter novidades. Os itens devem ser escolhidos de acordo com a estrutura, perfil, equipamentos, mão de obra, localização e público-alvo da padaria, para garantir sempre a qualidade, não perder seu estilo, ter lucro e evitar gastos desnecessários ou até mesmo perda de alimento.
Mantenha o carro-chefe da casa, produtos que mais vendem e os que tem uma boa margem de lucro. Fique atento aos produtos sazonais, por não estarem disponíveis o ano todo, essa tática equilibra os custos e o cliente sente que tem atualização sempre no cardápio, porém é bom renovar a cada seis meses, de acordo com a estação.
O visual e design do cardápio devem ter o estilo e as cores que associam a marca, representando a experiência do local. As fotos dos produtos devem ser de qualidade e realistas, isso aumenta em 50% do poder de venda. Afinal, o cliente não gosta de ser enganado!
Os produtos devem ser divididos por categorias, por exemplo:
Cafés
Quentes com leite / sem leite / descafeinado
Frios com leite / sem leite / descafeinado
Sucos
Vitaminas
Bebidas (água, água com gás, refrigerantes, etc)
Chás
Chás quentes
Chás gelados
Pães
Salgados
Tortas
Lanches
Pratos rápidos
Saladas
Sobremesas
Bolos
Bolo simples (fatias de bolo, bolo inteiro)
Bolo de festa (fatias de bolo, bolo inteiro)
As categorias devem ser adaptadas para cada tipo de estabelecimento como falamos acima.*
Hoje, as panificadoras além de vender os produtos convencionais, estão investindo cada vez mais em espaços de conveniência, oferecendo muitas opções de cafés, pizzas, lanches, sopas e até refeições completas de almoço e jantar.
Além do mais, os clientes buscam muito mais do que um pãozinho francês para o café da manhã. Invista em novidades! Pães com diferentes farinhas, fermentações e recheios, garantem diversidade e sofisticação para a padaria. A busca por produtos adequados para dietas saudáveis e equilibradas, intolerantes ao glúten e lactose, está cada vez maior.
A quantidade de profissionais na sua equipe está diretamente relacionada ao porte da sua padaria, nível de fluxo e de produção.
Para uma padaria de pequeno porte pode-se começar contratando dois padeiros, uma ajudante de padeiro, dois atendentes para o balcão e dois caixas. O quadro de funcionários deve ser suficiente para cobrir a escala de folgas e suprir todas as necessidades da empresa.
Padarias tem seu horário de funcionamento geralmente das 6hrs às 22hrs, de domingo a domingo, inclusive feriados.
É de extrema importância o investimento constante em treinamentos e aperfeiçoamento dos funcionários, com cursos, palestras, workshops, para que estejam sempre por dentro das novidades.
O empreendedor, inclusive, deve participar de congressos, cursos e palestras direcionadas ao seu ramo. Conheça alguns eventos sobre gastronomia abaixo:
Congresso Internacional de Food Service
Evento: anual
Local: São Paulo-SP
Feira do Varejo de Alimentos, Bebidas, Equipamentos e Serviços da América Latina- Super Rio Expofood
Evento: anual
Local: Rio de Janeiro RJ
Feira Nacional de Panificação, Confeitaria e Sorveteria Minaspão
Evento: anual
Local: Belo Horizonte MG
Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação FISPAL Food Service
Evento: anual
Local: Anhembi ? São Paulo/SP
Feira Internacional de Produtos, Embalagens, Equipamentos, Acessórios e Serviços para Alimentação FISPAL Bahia
Evento: anual
Local: Salvador-BA
Feira Internacional de Panificação e Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentação FIPAN
Evento: anual
Local: Porto Alegre-RS
Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria CONGREPAN
Evento: anual
Local: São Paulo-SP
Feira de Produtos e Serviços para Panificadoras, Confeitarias, Bares e Mercearias Paranapão
Evento: Anual
Local: Curitiba-PR
Antes de inaugurar o seu negócio, desperte curiosidade e interesse. Faça uma festa ou evento de inauguração, distribua panfletos na região, faça promoções para que instigue as pessoas a ir conhecer o seu estabelecimento.
A publicidade é indispensável em qualquer tipo de negócio, e para que a padaria se torne cada vez mais conhecida, divulgue tanto em material online como em offline. A sua padaria tem que estar presente nas redes sociais e em sites, pois o acesso das pessoas à rede cresce permanentemente em grande escala, atingindo diversos públicos e do mundo todo.
Lembrando que a divulgação online quando feita de maneira correta apresenta custo relativamente baixo e resultado.
Os procedimentos necessários para formalização do negócio deve ser feita junto aos órgãos responsáveis.
A contratação de um escritório de contabilidade é indispensável, e é importante que ele entenda sobre os procedimentos de abertura de empresa no ramo alimentício, por ter várias exigências. Deve-se inclusive, fazer um planejamento e um plano de negócio.
Neste item você vai aprender as exigências legais, documentação necessária e como fazer um plano de negócio.
De acordo com o Sebrae, são também aplicáveis ao negócio de padaria as seguintes determinações legais:
Decreto-lei nº. 986, de 21 de outubro de 1969: institui normas básicas sobre alimentos diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.
Lei 14.223/26/09/2006 e Decreto: 47950 ? Dispõem sobre a colocação de cardápios na parte externa e sobre obrigatoriedade anúncios publicitários.
Lei nº. 10.273, de 05 de setembro de 2001: É o decreto de proibição do emprego de bromato de potássio, em qualquer quantidade, nas farinhas, no preparo de massas e nos produtos de panificação.
Lei nº. 12.560 ? de 8 de janeiro de 1998: Que dispõe sobre a utilização de água filtrada na feitura da massa de pão, e dá outras providências.
Lei nº. 6.437, de 20.08.77 e o Decreto nº 77.052, de 19.01.76, Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977: Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas e estabelece a necessidade da responsabilidade técnica.
Lei nº. 12.389 de 11 de Outubro de 2005 Dispõe sobre a doação e reutilização de gêneros alimentícios e de sobras de alimentos e dá outras providências.
Portaria DINAL/MS nº. 09, de 23 de fevereiro de 1990 Dispõe sobre os produtos passíveis de dispensa da obrigatoriedade de registro na DINAL.
Portaria n. 003 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial de 10 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a comercialização do pão francês, ou de sal, a peso (pesagem na presença do consumidor) ou unidades de peso nominal definido.
Portaria n° 42 ? CVS/MS de 14/01/98 (Legislação Federal) Dispõe sobre a Rotulagem de Produtos Embalados.
Portaria n° 146 / 2006 ? INMETRO Dispõe sobre a venda de pão por peso.
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997: Aprova o Regulamento Técnico sobre Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.
Portaria nº. 370, de 26 de abril de 1999: É a portaria que libera o uso do aditivo INS 171 dióxido de titânio na função de corante para coberturas e xaropes para produtos de panificação e biscoitos, de acordo com a sua função corante e em quantidades suficiente para obter o efeito tecnológico necessário.
Portaria nº 12 10/06 ? Aprova o regulamento técnico de boas práticas. Estabelece critérios / procedimentos operacionais padronizados para produção de alimentos.
Portaria nº 1428, de 26 de novembro de 1993: Aprova, na forma dos textos anexos, o Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos, as Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos e o Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ´s) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos.
Determina que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos adotem, sob responsabilidade técnica, as suas próprias Boas Práticas de Produção e/ou Prestação de Serviços, seus Programas de Qualidade, e atendam aos PIQ\’s para Produtos e Serviços na Área de Alimentos.
Resolução RDC nº. 39, de 21 de março de 2001: É a que aprova a Tabela de Valores de Referência para Porções de Alimentos e Bebidas Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional.
RDC nº 90, de 18 de outubro de 2000. Aprova o regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade de pão.
Resolução RDC nº. 91, de 11 de maio de 2001 Aprova o Regulamento Técnico: Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos constante do Anexo desta Resolução.
Resolução.nº. 105, de 19 de maio de 1999 Aprova os Regulamentos Técnicos: Disposições Gerais para Embalagens e Equipamentos Plásticos em contato com Alimentos. Resolução de Diretoria Colegiada.
Resolução RDC nº. 216 da ANVISA, de 15 de setembro de 2004 ? Em vigor dia 15 de março de 2005. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Resolução RDC nº. 275, de 21 de outubro de 2002 ? Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores / Industrializadores de Alimentos.
Resolução RDC nº. 360, de 23 de dezembro de 2003: Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.
Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal a legislação aplicada ao negócio de Padaria/Panificação.
A documentação pode variar de cidade para cidade, porém, é necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:
Junta Comercial;
Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
Secretaria Estadual de Fazenda;
Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento;
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema Conectividade Social ? INSS/FGTS;
Corpo de Bombeiros Militar;
Alvará de licença sanitária ? Adequar as instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
Através de um Plano de Negócio você define estratégias, organiza recursos e atribui papéis a cada pessoa que irá compor a sua equipe de trabalho, além de ser um documento que descreve o seu negócio e poder analisar a viabilidade da execução do projeto.
Os principais benefícios são: captar recursos financeiros, dar credibilidade para a empresa, organizar as informações e ideias e tem a possibilidade de conquistar novos sócios para o projeto. Ele tem como função principal proporcionar o entendimento completo do negócio.
Para começar a fazer um Plano de Negócio você deve responder:
Qual é o seu negócio?
(descreva tudo, como é, qual a oportunidade, como vai ganhar dinheiro.)
O que você vende?
(o que a empresa vende, como está vendendo e como está ganhando dinheiro.)
Qual é o seu mercado?
(defina o seu público alvo, nicho de mercado que vai atuar, os competidores, as estratégias que vc vai usar para competir.)
A partir disso, você deve seguir o passo a passo:
Sumário Executivo ? (Deve ser preenchido por último, ser simples e ter no máximo duas páginas, para despertar o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento):
Descrição da Empresa
Diferenciais Competitivos
Missão
Perfil dos Empreendedores;
Produtos e Serviços
Mercado de Atuação
Localização
Investimento Inicial
Forma jurídica
Enquadramento Tributário
Essa análise te ajuda a compreender o mercado que você pretende atuar, identificando o nicho de mercado que pretende atender:
Quem está comprando O que está comprando/ Por que está comprando/ Quais são seus hábitos de compra? Qual é a sua renda? Qual é o seu nível cultural? Onde moram? Qual o estilo de renda deles?
Após essa etapa, você deve decidir os seus canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços.
Os concorrentes devem ser avaliados levando em conta todos os pontos acima e o seu posicionamento no mercado, pesquisando tudo sobre eles.
Para finalizar esta etapa, se informe sobre os fornecedores de seu negócio, busque todas as informações e anote tudo, mantendo tudo atualizado com contato, preços, condições de pagamento e de entrega de cada um deles.
Forma estruturada de como a sua empresa vai ofertar os produtos e serviços.:
Informe uma descrição completa dos seus produtos e serviços, qualidade e utilidade, como você vai se diferenciar dos seus concorrentes, detalhando as formas de divulgação da sua empresa.
Define como a empresa vai desenvolver ou comercializar os produtos e serviços.:
Relacione os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas e o tempo demandado por cada etapa.
É o resultado em números de todo o Plano de Negócio:
Se você concluiu que o negócio é viável, é hora de definir o investimento de implantação.
O investimento inicial levará em conta os seguintes pontos: Investimentos fixos, investimentos pré operacionais, capital de giro e demonstrativo de resultados.
Permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo, conhecer o prazo de retorno do investimento e conhecer a lucratividade da empresa.
Fazer um Plano de Negócio bem feito é importante, pois você terá em mãos informações valiosas que vão te trazer vantagens competitivas. Para isso é necessário, junto com o contador contratado, vocês façam esse modelo em PDF de Plano de Negócio feito pelo SEBRAE.
De acordo com o Sebrae, o custo para abertura de uma panificadora pode girar em torno de R$ 150 mil á alguns milhões de reais. Este valor pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de padaria no qual você deseja investir.
Quando for calcular o capital que será preciso para abrir a sua padaria, seja detalhista e não deixe de levar em conta o custo de todos os itens, incluindo a reserva necessária para os primeiros meses, chamado de capital de giro.
O retorno do investimento deve vir entre 2 e 3 anos, e a rentabilidade de uma padaria gira em torno de 15%
ABERTURA DE NOVAS UNIDADES:
Abertura de novas padarias exige estudo estratégico.
O sucesso dos investidores depende do planejamento de lojas que atendam as expectativas dos consumidores e as tendências do setor.
O setor da panificação vive um momento de novos desafios e tecnologias, a buscar a sua afirmação definitiva de relevância dentro do cenário econômico. Constituído na quase totalidade por pequenos negócios, esse setor está diretamente relacionado com outros segmentos da economia e tem participação incisiva como potencial gerador de emprego e distribuidor de renda.
A entrada de novos concorrentes é crescente e para fazer frente aos competidores os empresários do setor estão a investir em filiais com novos formatos e a melhorar o design das lojas existentes.
Assiste-se à consolidação dos modelos de lojas divididas em escala industrial e em processo artesanal. O primeiro grupo é voltado para o atacado, com foco na fabricação de pães embalados e congelados. Já a panificação artesanal envolve as padarias que têm por objetivo a venda direta ao consumidor.
Oportunidades de negócios
O fechamento de uma padaria não se dá por acaso e nem por causa do azar. As decisões equivocadas causam o insucesso e, consequentemente, o fechamento da empresa.
O empreendedor deve desenvolver uma visão estratégica do negócio. Assim, ao decidir por investir numa padaria é preciso elaborar estudos sobre os consumidores, produtos e tendências do setor. Isso vai permitir o entendimento dos processos, o direcionamento dos investimentos e a revisão das estratégias, sempre que necessário.
Para aproveitar as oportunidades do negócio e ter sucesso, observe as descrições sobre localização, perfil, layout da loja (planejamento arquitetônico do interior e exterior), excelência no atendimento, degustação e controles.
A localização da padaria e o estudo do seu entorno é que devem definir o tipo de produto e serviço que será ofertado para atender às necessidades e desejos dos clientes.
O layout deve privilegiar o fluxo do cliente, a permitir que ele circule por toda a loja e visualize os produtos estrategicamente colocados em departamentos bem distribuídos.
A excelência no atendimento é sinalizada com mais vendas e lucros. O bom atendimento conquista, cativa e fideliza os clientes. Para isso, os colaboradores devem estar treinados para esclarecer as dúvidas dos clientes, bem dispostos e com sorriso no rosto.
A degustação não representa perdas de vendas e/ou desperdícios, mas sim uma forma de o cliente conhecer os produtos da padaria. Ela promove o retorno dos clientes, a ocasionar um aumento do tíquete médio e dos lucros.
O panificador deve ter total conhecimento do negócio dele, isso só é possível por meio da implantação de controle. O acompanhamento dos indicadores de desempenho como perdas, vendas, lucros, custo de mercadoria vendida etc. permitirá atingir
Entenda estratégias para aumentar a margem de lucro de sua padaria
Todo negócio precisa gerar lucro. Na sua padaria, isso não é diferente. Afinal, é por meio da margem de lucro que é possível garantir a saúde financeira do empreendimento e realizar investimentos para fazer que ele cresça a cada dia mais.
Para garantir o sucesso da sua padaria, é essencial que você adote estratégias eficientes para aumentar os lucros. Mas, você sabe o que é margem de lucro? Entende como potencializar o faturamento de uma padaria pequena? Leia este artigo e descubra mais sobre o assunto agora mesmo!
A margem de lucro é um indicador extremamente importante para que você tenha consciência da saúde financeira da sua padaria. Isso porque quando você analisa apenas a receita ou o lucro do negócio, tem acesso a um valor específico de quanto dinheiro entrou na sua padaria.
Porém, a margem de lucro dá acesso a outro elemento: o quanto sobra para a empresa em cada uma das suas vendas. Isso porque um negócio que tem, no geral, 20% de lucro, sabe que a cada R$ 100,00 que entra na empresa, sobram R$ 20,00 para novos investimentos.
Além disso, você ainda pode calcular a margem de lucro de cada um dos seus produtos. Com isso, é possível entender quais são os produtos mais rentáveis para o negócio e quais são aqueles que não estão gerando o retorno esperado, possibilitando que você reestruture a sua padaria de forma a aumentar a sua rentabilidade.
Como aumentar o faturamento de uma padaria
Agora é a hora de entender como aumentar a margem de lucro da sua padaria. Descubra quais são as nossas dicas de ouro para que você tenha sucesso nessa estratégia a seguir.
Elimine o desperdício
Um dos grandes vilões da margem de lucro dos seus produtos são os seus custos. Afinal, eles reduzem muito o percentual de lucro que sobra para o negócio. Nesse aspecto, o desperdício atua como um grande gerador de custos para a sua padaria.
Por isso, para aumentar a margem de lucro do negócio, utilize estratégias para eliminar o desperdício. Um exemplo é calcular a quantidade de produtos de acordo com as vendas, evitando que as mercadorias percam o prazo de validade na prateleira. Além disso, utilize câmaras frias de qualidade para garantir que as mercadorias durem mais.
Conte com bons equipamentos
Os equipamentos e as máquinas da sua padaria também podem contribuir e muito para o aumento da sua margem de lucro. Isso porque eles permitem que o seu time se torne mais eficiente, produzindo mais e melhores produtos em menos tempo. Dessa forma, os custos por cada uma das mercadorias caem, o que aumenta a margem de lucro.
Além disso, bons fornos são essenciais para garantir que todos os pães saiam com a mesma qualidade. Isso evita que alguns fiquem nas prateleiras sem serem consumidos pelos clientes devido à falta de padrão.
Ajuste os preços
Ao calcular a margem de lucro dos seus produtos, você pode identificar que alguns preços não estão de acordo com o valor de produção da mercadoria. Ou seja, que algumas das suas mercadorias estão com preço abaixo do mercado, gerando um lucro menor para a padaria. Aumente os preços dos produtos que estiverem nessa situação para melhorar a rentabilidade do negócio.
Além dessa análise interna, é importante levar em consideração também a variação dos preços de insumo e serviços lá fora. Ou seja, se você mantém o preço do seu pão ou doces, sem atentar que a farinha, o açúcar ou outros condimentos necessários vão aumentar os custos no mercado, certamente isso vai afetar a margem de lucro de sua padaria, sem nem você perceber.
Agregue valor aos produtos
Você sabia que existem formas de lucrar mais sem custos maiores para a padaria? Isso acontece quando você agrega valor aos produtos utilizando estratégias criativas e eficientes para isso. A fermentação natural, por exemplo, dá um aspecto artesanal aos seus pães, agregando valor ao produto sem a necessidade de aumento dos custos.
Além disso, utilizar processos de produção que gerem diferenciais aos seus produtos também produzem esse efeito. Dessa forma, é possível cobrar preços mais altos pelos seus produtos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do negócio como um todo. Também é possível ir além dos pães e oferecer outros produtos, como doces, leites vegetais, alimentos específicos para veganos, entre outros.
Entenda quais são suas prioridades
Outra forma de aumentar a margem de lucro do negócio como um todo é por meio do entendimento de quais são os produtos com maior rentabilidade para a sua padaria. Isso significa que você pode calcular qual a margem de lucro de cada um dos seus produtos e, a partir dos resultados, entender quais são aqueles que têm um maior percentual.
A partir disso, coloque-os como prioridades da sua padaria, investindo no marketing e na promoção dessas mercadorias. Para isso, você pode realizar promoções, colocá-los em prateleiras que ficam em destaque na sua loja ou até mesmo oferecer amostras grátis para despertar o interesse dos clientes. Com isso, você pode aumentar a margem de lucro e colocar o negócio na direção do sucesso.
O que mais pode ser feito para aumentar a margem de lucro da padaria?
Até agora, vimos uma série de dicas fundamentais, mas quase todas ligadas à boa gestão da padaria, correto? Mas, na prática, é possível ? e preciso ? ir além disso para se destacar no mercado e, claro, aumentar seu fluxo de vendas.
Para isso, destacamos a seguir mais algumas sugestões de ações e estratégias, que podem agregar ainda mais valor ao seu negócio e aumentar a margem de lucro da padaria. Anota aí!
Aposte em um atendimento de qualidade
Uma padaria não precisa vender apenas bons pães e doces! Ela pode também oferecer experiências à clientela!
Logo, não é segredo para ninguém, que investir em bons produtos e equipamentos tende a melhorar a produtividade e a qualidade de suas vendas. No entanto, por que não ir além disso no estabelecimento?
Estamos falando aqui de um atendimento mais personalizado e que permita o cliente se sentir mais importante dentro da sua padaria do que nos outros comércios. Para isso, invista em capacitação de sua equipe, crie um clima organizacional, ofereça diferenciais exclusivos etc.
Capriche na imagem da padaria
Limpeza e organização são dois pontos essenciais em qualquer estabelecimento que manipula alimentos e a falta deles pode ser um verdadeiro tiro no pé para o negócio. Em outras palavras, um ambiente sujo e desleixado pode afetar a margem de lucro da padaria e afastar os clientes.
Portanto, capriche na imagem profissional de sua loja, realize limpezas frequentes, organize prateleiras e bancadas, renove os produtos frescos nas estufas, entre outros detalhes.
Por fim, não se esqueça de criar cardápios e painéis eficientes com os produtos e serviços ofertados. Isso significa trabalhar com imagens de qualidades, sem poluição visual e com informações úteis e fáceis de ler, ok?
Crie um programa de fidelidade
Uma dica de marketing que pode aumentar a margem de lucro da padaria é tentar criar um programa de fidelidade entre os clientes. Isso pode ser feito de diversas formas, desde um simples cartãozinho, que o consumidor leva e carimba toda vez que realiza uma compra, até a oferta de aplicativos ou cupons para ele acumular.
Não se prenda a ideias prontas! Use sua criatividade e ofereça uma experiência personalizada, com a cara de seu negócio!
Realize manutenções nos equipamentos
Investir em bons equipamentos de padaria é a certeza de melhorar seu rendimento, segurança e produtividade. Porém, ao longo do uso, é fundamental manter a manutenção em dia, tanto para garantir esse desempenho ideal, como para evitar surpresas e custos maiores depois.
Portanto, a dica é criar um cronograma de manutenções preventivas e, principalmente, comprar com fornecedores que ofereçam suporte técnico e garantam o fornecimento de peças.
Trabalhe outros canais de vendas
Em tempos de tecnologia, aumentar a margem de lucro da padaria requer se atualizar sobre novas tecnologias e usufruir de novos canais de vendas. Portanto, cadastre seu estabelecimento em plataformas de delivery, crie um bom site, aposte na comunicação nas redes sociais e pesquise por parceiras e estratégicas.
Há muito o que se explorar além da loja física e, certamente, há uma clientela infinita a ser trabalhada lá fora.
Enfim, garantir a saúde financeira e a rentabilidade da sua padaria é essencial para se manter sólido em um mercado tão competitivo. Para isso, você deve entender o que é e como calcular a margem de lucro da padaria e dos seus produtos individualmente. Também é essencial que você conte com estratégias eficientes para garantir os resultados positivos do seu empreendimento.
**** Artigo compilado de diversos documentos formatados pelo SEBRAE, normas legais, experiências negociais e outros autores nacionais e internacionais.